RSS

Os Primeiros Poemas Egipcios


Até onde se sabe, foi no período do Novo Império (1580 a 1085 aC) que surgiram os primeiros poemas de amor egípcios. Evidentemente, eles não tinha a forma lírica que nós conhecemos, nem eram rimados. Talvez tivessem um "ritmo", mas é difícil saber, porque desconhecemos qual era a pronúncia real da língua.

A linguagem é simples e direta, retratando a fala de um ou outro dos amantes, ou de ambos alternadamente, ou ainda de uma terceira pessoa, o "poeta".

Vejamos um desses poemas, que fazem parte do Papiro Harris 500, escrito por volta de 1300 aC, e guardados no British Museum:


Ele: É uma bebida inebriante para mim o ouvir a tua voz,
oh, magnífica do meu coração.
Vem. 
É a hora da eternidade que nos chega.

Ela: Meu coração fica em suspenso quando estou em teus braços,
oh, dono do meu corpo,
e tu fazes aquilo que se espera.
Oh, sim, é doce a hora da eternidade.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Anderson C. Sandes disse...

Assemelha-se ao livro de Cantares da Bíblia.

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...