RSS

Ramadan - by Shirley

Pra quem nao sabe, o mes do Ramadan comecou (esse ano 2007) no dia 13 de setembro, de acordo com o calendario Islamico que eh regido pela lua.

O Ramadan aqui no Egito, falo em especial do Cairo pois eh onde moro, eh realmente interessante. Lembra muito o nosso Natal ai no Brasil... luzes por toda a cidade, decoracoes em todos os lugares, o famoso "fanoos" (lanterna) que eh simbolo do Ramadan em cada predio ou rua, pessoas distribuindo presentes e/ou cartoes desejando "Ramadan Kareem" (feliz Ramadan), alem da solidariedade ao alimentar pessoas com poucas condicoes financeiras... 

Isso que acho fantastico: vc encontra aqui em diversas ruas, mesas onde eles servem comida de graca para o desjejum de pessoas pobres! Eh comum encontrar as mesas com cadeiras nas calcadas, ah, e a maioria passa a noite na rua, se fosse no Brasil no dia seguinte nao restaria uma sequer, hehehe...

Durante este mes sagrado, cada muculmano tem que fazer jejum a partir do nascer do sol (com a primeira reza) ate o por do sol (com a quarta reza)... ou seja: o dia inteiro sem comer, ou beber (nem agua)... 

Mas o jejum nao se limita a comida e bebida, tb fica proibido ter contato intimo durante esse periodo de jejum, fumar... e o muculmano tb tem que procurar nao brigar, nao mentir ou praticar nada ilicito (apesar de ser normalmente proibido no Islam) e afins...

A maioria acorda por volta das 3 da manha para fazer uma ultima refeicao antes de comecar o jejum, pois ao ouvir o "Azan" (chamado pra reza vindo das mesquitas) o muculmano nao pode mais comer ou beber nada, ou seja, comeca o jejum, e eh por volta das 4 da manha (a hora nao eh exata pois depende da lua). 

Eh comum comer "ful" que nada mais eh do que feijao! Por ser muito forte, da pra aguentar o rojao, rsrs... imagina vc comer sanduiche de feijao as 3 da manha!! Pior que eu viciei, rsrs... o ful eh um tipo de feijao marronzinho que parece a nossa fava, bem cozinhado e temperado, amassadinho e normalmente servido com pao, eh uma delicia! Esse eh o prato mais comum antes do jejum...

Ao por do sol, familias reunidas normalmente em casa, todos ansiosos pra ouvirem o Azan para entao quebrarem o jejum... eh indicado no Islam que se quebre o jejum com tamaras, mas nao eh obrigatorio, cada um faz se quiser. 

Entao vem a tao esperada primeira refeicao do dia (por volta das 6 da tarde, imaginem!) e a partir dai pode-se comer a vontade, ate o inicio do novo dia de jejum...

O astral aqui eh muito bom nesta epoca. Uma atmosfera de paz, se antes aqui parecia seguro, nesta epoca entao a paz triplica... se tem alguem mal intencionado, essa pessoa vai pensar mil vezes antes de fazer algum mal durante o Ramadan (claro que existem exceçoes, mas falo da maioria)... pessoas rezando, recitando o Alcorao nas mesquitas, em casa, no metro... 

Outra coisa que acho legal eh que os cristaos aqui respeitam muito e eles procuram nao comer em locais onde ha muculmanos, tb procuram usar roupas mais comportadas, tipo, que cubram mais o corpo (nao como as vestes islamicas mas ao menos cobrindo mais os bracos e pernas e tal...). O respeito eh interessante aqui...

Se tiverem a oportunidade de visitar o Egito durante o Ramadan, verao como eh legal...

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...